Spoilers

detesto quando me dão spoiler de séries e filmesvontade de matar a pessoa—  (@marcyannoficial) March 1, 2020

Nos últimos anos tem crescido as reações negativas a quem partilha spoilers. A questão não é recente, em 1971 já se falava disso na imprensa escrita e de forma humorística. Mas a internet ajudou a aumentar o fenómeno.

Eu cresci nos anos 80. A internet era algo exclusivo dos militares e em Portugal apenas tinhamos dois canais de televisão, meia dúzia de estações de rádio e uns quantos jornais.
Muitas vezes os motivos de conversa quando chegava à escola era o que tinhamos visto na televisão. Ou se alguém tinha ido ao cinema, esse assunto era muito importante.

Lembro-me bem quando o filme “Regresso ao Futuro”(Back to the future) saiu, eu não fui ver ao cinema mas ouvi os relatos de quem me contou como era o filme, as inovações que apresentaram e como tudo se envolvia num filme cómico e intenso ao mesmo tempo. Mas nada me tinha preparado para quando vi o filme uns anos mais tarde na televisão. Confesso que ainda hoje é um dos meus filmes favoritos.


Detesto estar com as minhas séries atrasadas, pois aí começa a rolar TANTA coisa nova que todos começam a falar só disso e não tem como se blindar de spoiler.— Tamara Ribeiro (@tamararbr) March 1, 2020


Mais recentemente fui jantar com uns amigos e estivemos a discutir os filmes que mais gostamos de 2019. Eu falei sem parar o Parasite (Parasitas) e eles do Joker. Eu ainda não tinha visto o Joker. E eles estavam preocupados em não dar spoilers. Até que lhes expliquei que não me preocupo com spoilers. Expliquei que nada do que eles me possam dizer me prepara para aquilo que um filme é.
E quem diz filme, diz livro, música, peça de teatro, ou obra de arte no geral.

Posso contar o plot do Ensaio sobre a Cegueira do José Saramago e até entrar em pormenores. Mas ninguém consegue passar a carga intensa e visceral que o livro tem. Nem mesmo o filme que fizeram inspirado no livro.
Posso tentar cantar e mostrar a letra do “So Real” do Jeff Buckley mas nada te prepara para aquela voz.

Claro que eu percebo que quando se segue uma série como o Game of Thrones que quando saí um episódio queremos ver sem saber nada, para sermos surpreendidos. Quase que imagino o desespero de quem vê os jogos da sua equipa favorita em diferido e não quer saber do resultado…

Talvez no futuro possam encontrar aqui spoilers.
Just saying.

Detesto con todo mi ser los spoilers— AAlonso Aranzagaz (@AranZagaz) March 3, 2020

Deixe um comentário