Este é um daqueles espaços que me parece que será regular aqui pelo blog. A ideia é simples. Deixar um artista que seja muita gente goste e depois apresentar um outro artista que esteja relacionado, mas menos conhecido. Inspirei-me numa estratégia que a FNAC ou a Amazon usam muito para vender produtos, porque na realidade quando temos acesso a um utilizador, aquilo que hoje é importante é vender múltiplos produtos. Assim sendo aqui vai.
Se gostas de Rosalía, devias ouvir C. Tangana.
Acredito que muita gente já pelo menos ouviu falar da Rosalía, a nova coqueluche espanhola da música pop. Mas felizmente ela é mais do que isso. O seu primeiro disco “Los Angeles” vai buscar as referências do flamenco onde a sua voz explode ao lado da guitarra do Raul Refree. Já o segundo disco, produzido pelo El Guincho, explora a mescla o flamenco e com o trap e o reggaeton. Já sei, escrevi reggaeton. E quem gosta de música não gosta de reggaeton, não é?
Como dizia o Manel Cruz no meu podcast (se não ouviste vai ouvir): “eu quero que se foda”… as pessoas que tem preconceitos com o reggaeton (acrescento eu).
Pois bem… se gostas da Rosalía, devias ouvir o C. Tangana.
E aqui a ligação é direta. A começar porque eles foram namorados (ou algo do género). Eles tem um passado juntos. Já gravaram música juntos (inclusivamente eu descobri os dois pela música Antes de Morirme).
Mas C. Tangana é um artista pleno. Já tem 3 discos editados, cheios de pérolas e muitas participações diversas. Desde Becky G, MC Bin Laden ou Gipsy Kings e Eliades Ochoa. O cantor madrileno de 30 anos mistura tudo, sem pudor mas com muita classe. O seu mais recente álbum é soberbo ao explorar novas latitudes da sua música. Se não percebem porque a nova música espanhola está a ganhar um destaque enorme, é pôr os olhos e ouvidos nestes dois.
