“Versátil” de David Epstein

Aqui há uns meses enquanto estava a comprar vinhos no supermercado, dei de caras com este livro. O subtítulo As Vantagens de Ser Generalista Num Mundo de Especialistas fazia todo o sentido para mim. Apesar de ter desenvolvido um trabalho enorme no que se refere a marketing digital nos últimos 20 anos, nunca me senti um especialista.

Comecei a trabalhar ainda antes de entrar na faculdade, só pela vontade de estar junto com pessoas que poderiam partilhar dos mesmos interesses que eu. Aos 18 anos fui vender discos para a Valentim de Carvalho, com 19 fui trabalhar para uma editora de discos e trabalhar a ligação de artistas com a imprensa, e aos 21 entrei na Antena 3 enquando assistente de produção e jornalista digital. Nos anos que se seguiram cheguei a produtor e coordenador do digital, enquanto fui explorando outros caminhos (todos ligados à música ou às artes) como DJ, cronista ou consultor de novas plataformas. Aos 33 anos resolvi sair da rádio e dedicar-me ao marketing. Nunca tinha trabalhado ativações de marca, ou discutido branding (a não ser na faculdade) mas o entusiasmo de aprender era enorme.

Este livro fala dos desafios, e preconceitos, que existem com quem muda de área em idade adulta e como se valoriza quem trabalhou muitos anos a desenvolver uma determinada área de conhecimento. Já tinha lido que eram precisas 10.000 horas para nos tornarmos num especialista. Já tinha lido sobre o Tiger Woods ou o Lewis Hamilton que começaram ainda crianças a fazer aquilo que por hoje são conhecidos.

Neste livro, apresentam-se outros casos. Outras possibilidades.

Para mim, a personalidade mais incrível apresentada no livro é de Frances Hesselbein. Ela que foi acumulando pequenos empregos, como assistente de publicidade ou assistente do marido que era fotógrafo, assim como várias posições de voluntária. Aos 50 anos é convidada para CEO do grupo de escoteiras… e desde então tornou-se numa referência de liderança.

Depois de uns meses largos sem conseguir ler nada de jeito, foi um prazer disfrutar deste livro. Aproveito e deixo aqui a frase de Malcom Gladwell que está estampada na capa do livro…

Deixe um comentário