Veneza water canal with boats

O que aconteceu à música italiana?

Quando se fala de música italiana com alguém, mesmo que esteja atento, é raro encontrar alguém que fale de um movimento ou grupos que estejam a fazer algo interessante. Nos últimos anos, inclusivamente quando falava com alguns jornalistas italianos, diziam-me que Itália estava a passar por um período de alguma estagnação criativa.

Mas parece-me que isso tem vindo a alterar-se. Apenas não chega a muita gente.

No cinema, realizadores como Paolo Sorrentino ou Luca Guadagnin e na literatura Elena Ferrante ou Roberto Saviano tem tido uma exposição e reconhecimento. Mas na música não tem existido ninguém assim. Quer dizer… Tivemos os Maneskin, vencedores da Eurovisão em 2021, que explodiram e de repente uma geração de gente nova descobriu uma nova banda italiana.

A música italiana tem crescido, ganho experiência e aproveito para deixar aqui alguns nomes que mais me entusiasmam de vários estilos musicais.

  • Andrea Laszlo de Simone

Este jovem de 30 e tal anos é daqueles músicos que faz tudo. Compõe, toca, canta, produz. A sua música viaja entre a pop e o experimental, com inspiração nos clássicos como Morricone ou Beatles. É um pós-moderno que merece ser descoberto.

  • Lorenzo Morresi

Este rapaz mistura géneros e influências, desde a música de biblioteca até ao hip hop, passando pelo disco. Nos últimos anos tem estado em Londres onde recentemente gravou um disco a meias com o músico e produtor Tenderlonious (Cosmica Italiana). E talvez o título desde disco seja a melhor pista para caracterizar a música de Lorenzo.

  • Populous

Este rapaz de Lecce já anda por aí há algum tempo e os mais atentos já devem ter ouvido o que ele editou, sobretudo depois de trabalhar com a editora de Buraka Som Sistema (Enchufada). Ele inclusivamente gravou um disco inspirado em Portugal com o título “Azulejos”. Ele também tem colaborado com outros artistas e bandas como Machweo (colectivo de jazz italiano) ou Miss Keta. Música para meditar ou para dançar. Tudo é permitido.

Existe muito mais música italiana para descobrir, e vou pondo nas emissões semanais do Expresso Europa na Antena 1, é ouvir aqui (https://www.rtp.pt/play/p9840/e631922/expresso-europa).

Deixe um comentário