Não, não vou escrever sobre o V de Vingança. A obra literária (e mais tarde transformada em filme) que eu adoro.
De vez em quando, estou à conversa com os meus filhos sobre as diferenças culturais. Sobretudo porque nos últimos tempos há muita gente que falha na compreensão básica das diferenças que temos, muitas vezes dentro dos próprios países. E que por vezes se intensificam quando falamos de outros países.
Um dos casos mais flagrantes é o simbólico V com os dedos da mão. Pois pode ter dois significados, sobretudo nos países da Commonwealth. Vou exemplificar com nada mais nada menos, Sir Winston Churchill.

Esta primeira forma do V, com a palma da mão virada para a pessoa à nossa frente, é denominado o “simbolo de paz”. Simpático, amigável e de esperança. Nada perigoso.

Mas se fizerem o V com a palma da mão virada para ti, é o “simbolo do vai-te f*der”. Em inglês é equivalente a fazer um pirete. Ou como um inglês me disse uma vez “a tua mãe”.
Lembrei-me disto porque numa revista que apanhei num consultório médico, estava uma imagem do Robbie Williams a fazer o V com a palma da mão virada para ele e a legenda dizia “que ele estava alegre a acenar aos paparazzis”. E não podia estar mais afastado da verdade.
Espero que tenham gostado deste trivia sobre o uso do polegar e dedo médio.
