É interessante como a Filosofia pode ou não estar presente na vida das pessoas. Eu não especialista em filosofia. Mas gosto de filosofar. Vá, talvez seja um bocado presunçoso se me comparar com o Platão. Mas não entro nesse campo.
Filosofar neste caso é conseguir aliar o lado curioso, juntamente com a disponibilidade para pensar sobre determinado assunto. Sobretudo se for algo que nada está relacionado com a minha vida / trabalho / hobbies.
Mas atenção, nem sempre tenho tempo, nem paciência para filosofar. Às vezes só quero falar “de gajas” ou da “bola”.
Mas a possibilidade de filosofar com alguém é ótima. Puder começar a falar de um acontecimento / uma série / uma notícia e daí partir para lugares “nunca dantes navegados”. E confesso que tenho saudades disso. Estou com saudades de me sentar e filosofar com amigos. Pois, esse campo talvez seja onde é necessário realmente ser amigos, pois uma discussão filosófica pode levar para lugares que não estás à espera. Mas se tiveres confiança e à vontade para falar, explorar ideias, e talvez de uma ideia, ganhar outras. Então é maravilhoso.
É tão bom começar a falar de um filme, e explorar uma personagem que tem determinada atitude, e colocar a questão se fariamos igual, ou diferente. Ou então perceber como a curiosidade com um assunto “tecnológico” como o ChatGPT pode levantar questões morais e filosóficas. E puder discutir sobre isso.
Dito isto, vou chatear os meus amigos para marcar um almoço. Mas estou aberto a novas amizades para filosofar. 😉
