Azar no amor, sorte ao jogo?

Gosto muito de ditados e expressões populares. Quando andava no secundário cheguei a fazer um trabalho exclusivamente dedicado a procurar as origens de alguns. E existe um que costumo ouvir bastante.

“Sorte ao jogo, azar no amor”

Mas esta expressão muitas vezes aparece trocada como “Sorte ao amor, azar ao jogo” (inclusive há poucos dias ouvi alguém a dizer “eu tive sorte ao amor, por isso tenho azar no jogo”). Mas esta inversão da expressão não faz sentido. Parece-me que a grande maioria das pessoas não percebe o princípio.

Talvez se acrescentar algo, seja mais fácil perceber: “Quem tem sorte ao jogo, depois terá azar no amor.”

Basicamente aquilo que a expressão quer dizer é que quem ganha dinheiro (bastante devo acrescentar) ao jogo, depois isso lhe trará infelicidade nas questões amorosas. Porque a referência ao jogo não é a qualquer jogo. Se estiveres a jogar Monopólio e ganhares, isso não quer dizer que vás ter azar no amor. Mas se ganhares o Euromilhões (um jogo de sorte e azar), é provável que tenhas problemas amorosos.

Quando penso neste ditado, lembro-me sempre da história de um casal de namorados que ganhou o Euromilhões, o caso foi para tribunal pois não chegaram à razão de como iam dividir o prémio e o dinheiro esteve congelado por ordem do juiz durante mais de 2 anos… Enfim…

Deixe um comentário