Provavelmente ainda não ouviste falar do grupo, nem do filme com o mesmo nome. Mas é das melhores coisas que apareceram das ilhas (quase) britânicas.
Este trio oriundo de Belfast, do Norte da Irlanda, composto por Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Próvaí tem vindo a criar ondas por cantarem em irlandês, e defenderem o seu país, ao mesmo tempo que falam abertamente de sexo e drogas.
E agora chegaram a um patamar mais abrangente pois lançaram um filme inspirado na vida e obra destes rapazes que com o título de “Kneecap” que é uma maravilha de obra cinematográfica que é protagonizado pelos próprios elementos. O filme conta como eles começaram, dando muito ênfase ao uso do irlandês, sobretudo numa época que ainda estava a ser debatido o uso da língua como “segunda língua oficial da Irlanda do Norte” (algo que parece surreal, mas que só aconteceu em 2022). Esta obra tem um lado ficionado com a personagem interpretada pelo Michael Fassbender (outro irlandês) que faz de pai do Bap.
E para além da loucura toda que envolve os 3 elementos, a mensagem mais importante que passa neste filme é a luta para a auto-determinação de um povo, através da sua língua materna, e como é tão vital para os seres humanos fazerem parte uma comunidade.
E para quem anda distraído, a música vindo da Irlanda tem estado num ótimo momento como bandas como Fontaines DC, Murder Capital, Just Mustard são alguns exemplos.
Muita gente ainda não conhece estes rapazes que assinam com o nome Kneecap, mas recomendo vivamente a descobrir a história (e a música) através do filme que saiu com o mesmo nome. Aproveita que já está quase a sair dos cinema.
Deixo aqui o vídeo da música que fizeram com o Grian Chatten, de Fontaines DC, e também participa a atriz que interpreta a mãe do Chara.
