De vez em quando pego num CD, e olho para a data de lançamento, e tenho apanhado alguns sustos pois muitos discos já tem mais de 25 anos!
O disco “Música Exótica para Filmes, Rádio e Televisão” dos Cool Hipnoise é um desses casos, e celebra este ano a bonita idade de meio século de existência. E posso dizer que, apesar da idade, envelheceu mesmo muito bem.
Os Cool Hipnoise eram uma banda que fazia música do momento, piscando o olho ao passado, mas que também soavam ao futuro. A mistura entre afro-funk-dub-bossa-reggae-lounge-pop-electro-qualquer-coisa é ainda hoje algo único e soa muito bem.
Talvez a maioria das pessoas não saiba, mas os músicos compuseram os Cool Hipnoise (Francisco Rebelo, Tiago Santos e João Gomes) tocaram com Ana Moura, Sam The Kid, Sara Tavares, e criaram bandas como Orelha Negra, Fogo Fogo, e Cais do Sodré Funk Connection, só para dar alguns exemplos.
Mas a realidade é que este disco foi uma lufada bem fresca na música, juntava muitas referências e trazia muitas vozes convidadas depois da saída do Melo D. Para este disco, chamaram algumas cantores incríveis como a Simone de Oliveira numa canção que faz lembrar Propellerheads, ou a Fernanda Abreu que aparece bem suave numa bossa, ou a Marga que se tornou na voz “oficial” dos Cool. Sem esquecer, outras vozes como Last Poets, Orlando Santos, Marta Hugon, ou Sónia Tavares.
Disclaimer. Eu trabalhei este disco, era um dos responsáveis pela promoção e divulgação nos media, por isso também tenho um carinho especial pelos rapazes. Mas dito isto, acho um dos melhores discos da música portuguesa do século XX (XXI ?!).
Deixo aqui o clip para a música que junta Cool Hipnoise com a Simone de Oliveira.
