No outro dia, num almoço com amigos, começou a falar-se do que cada um faria caso ganhasse o Euromilhões. E confesso que fiquei impressionado com as respostas. A maioria disse que ia comprar algo. Um carro, uma mala, uma casa. Havia sempre um objeto que era a primeira referência. Logo depois, viajar.
Eu, por outro lado, tenho vontade de criar 3 projetos, que na realidade estão interligados. E seriam as 3 coisas onde gastaria parte do dinheiro do Euromilhões. A saber:
- Loja de discos / livros / filmes
- Sala de espetáculos / Bar / Galeria
- Estúdio de gravação / espaço criativo
Desde que trabalhei numa loja de discos (Valentim de Carvalho) com 18 anos fiquei com a paixão por partilhar a minha paixão dessa forma. Era incrível colocar um disco a tocar, e alguém vir perguntar qual era o artista que estava no sistema de som. Claro que hoje, provavelmente alguém apenas usava o Shazam e nem vinha meter conversa. Eu sei que o digital é o denominador comum dos dias de hoje, mas ainda há quem compre CD, vinil, K7, livro, DVD, etc…
Para complementar, teria um espaço criativo com uma série de instrumentos e condições para quem quiser usar o espaço pode criar, e conhecer outras pessoas que partilham a mesma paixão.
E para finalizar, que seja também uma sala de espetáculos polivalente onde seja possível tanto dar um concerto de jazz, uma festa de drum n bass, mas também uma exposição de fotografia, ou exibir um filme. Tudo isto, com bar, cozinha e outras merdas.
Vou dizer ao arquiteto para se inspirar no Barbican Center, Gulbenkian e no MAAT para criar um espaço onde tudo flui-se.
Vou começar a procurar um espaço em Lisboa 😉
